Sucesso e Sigilo

Sucesso e Sigilo

A importância de manter sigilo durante a produção em estúdio


Ao longo desses muitos anos na produção musical, sempre nos deparamos com uma situação que se repete, sistematicamente: o cliente conta pra todo mundo que está gravando e chega a mostrar algumas pré-mixagens inacabadas para os invejosos de plantão. E como resultado o trabalho agarra e não sai mais. Ocorrem até desistências da carreira artística frutos dessas frustrações. Então sempre alertamos: NÃO CONTE A NINGUÉM, NÃO MOSTRE A NINGUÉM PORQUE AINDA NÃO ESTÁ FINALIZADO!

A inveja e a dúvida são inimigos ferozes durante o processo de produção de um álbum. A maioria dos cantores não gosta de sua própria voz o que facilita as críticas destrutivas. Amigos, parentes e músicos frustrados são aparentemente inofensivos mas são, em muitos casos, a ruína de um trabalho inteiro.

Depois de assimilar aquela crítica, o cliente passa a fomentar uma dúvida: será que os arranjos vão ficar bons? será que a voz vai ficar boa? Será que estou pagando por profissionais certos? E na dúvida o trabalho não se mantém. A dúvida é uma das mais destrutivas forças da nossa cultura. Será que Deus existe? Será que minha mulher está me traindo? Será que vou ser demitido do meu emprego?

Tem de tudo: estúdios picaretas que prometem melhores resultados, olho gordo e inveja. Há casos de pessoas super motivadas que chegam a gravar as guias e nunca mais retornam. Já presenciamos clientes que foram induzidos a refazer todo o trabalho em outro estúdio para, no final, ficar pior. Só mostre o conteúdo inacabado para MÚSICOS que vão participar do seu trabalho. Mantenha longe os curiosos de plantão!

Além de cuidar da produção do CD, o Estúdio tem, ainda, que cuidar para que o cliente não atire no seu próprio pé. Temos que vigiar para que o cliente não cometa um ação auto-destrutiva. Não é fácil.


Estúdio Ouro preto em Belo Horizonte, Pampulha.